Notícias

Dicas para provas de múltipla escolha

As provas com questões de múltipla escolha aparecem em quase todos os concursos públicos. Para ter um bom rendimento nessa parte da prova, é preciso, além de conhecer bem o conteúdo e resolver muitos exercícios na hora de estudar, responder com estratégia. Conheça os macetes que fazem toda a diferença na hora de escolher a alternativa certa e aprender a "chutar" naquela questão da qual você não tem tanta certeza.

Leia as questões atentamente

Ler com atenção é fundamental em qualquer prova de concurso. Muitas vezes a resposta está na própria pergunta, por isso, leia com calma e cuidado, para garantir que entendeu bem o que está sendo perguntado.

Tenha olhar crítico

É importante entender o que a banca examinadora espera que você tenha entendido do assunto proposto. Algumas vezes as alternativas têm respostas muito parecidas e fica difícil identificar a correta. Procure, ao ler o enunciado, escolher aquela alternativa que responde tudo o que é perguntado, a que encaixa melhor e faz mais sentido.

Use a técnica da eliminação

Se bater alguma dúvida na hora de responder à questão, use a técnica de eliminação. Risque as alternativas que você já identificar como erradas e continue analisando as demais. Muitas vezes consegue-se chegar à resposta correta só com a técnica da eliminação.

Evite generalizar

Alternativas que levam as expressões "todos", "nunca", "sempre", "nenhuma" geralmente são as erradas. A máxima "toda regra tem uma exceção" se encaixa bem nesse caso.

Leia a prova inteira

Ler bem a prova é essencial e isso nós já vimos em dicas anteriores. Mas, nesse caso, trata-se de ler a prova toda, de maneira geral, passando o olho em todas as questões e alternativas da avaliação. As provas de concurso público são estruturadas seguindo um tema e, fazendo uma leitura panorâmica, podemos encontrar respostas a algumas perguntas em outras partes da prova que estão relacionadas.

Mais notícias

  • Dicas para provas de múltipla escolha

    As provas com questões de múltipla escolha aparecem em quase todos os concursos públicos. ...

    continue lendo...