Dicas

Prova de redação

Para prestar concurso é sempre bom ir preparado. Alguns concursos pedem, além das questões de múltipla escolha, respostas dissertativas e redação, o que requer mais empenho na hora de estudar. Para provar que redação não é um bicho de sete cabeças, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo na hora da redigir o texto e deixar suas respostas dissertativas mais claras e objetivas.

Leitura atenciosa: uma leitura atenta da proposta de redação ou do enunciado da questão é essencial para respondê-la dentro das expectativas da banca elaboradora. Dependendo de como a questão ou a proposta de redação foi elaborada, já é possível entender como ela deve ser respondida. Evite leitura apressada. Destaque palavras-chave, anotando ideias que possam estar relacionadas a ela. Leia, releia e, se preciso, repita o processo. Procure ter certeza de que entendeu o que está sendo pedido.

Objetividade nas respostas: escreva seu texto de forma clara e objetiva. Evite escrever demais ou de menos. Responda exatamente o que se pede, sem rodeios.

Adequação lexical: use termos que conhece, pois a prova não é o melhor momento para treinar o uso de novas palavras ou expressões. Empregue palavras cujos significados sejam do seu conhecimento, mas dentro da modalidade culta da língua. Evite gírias e outros marcadores típicos da oralidade (bom, né, sabe, é isso aí etc). Tome cuidado com termos técnicos e científicos, que são de uso mais restrito.

O gênero dissertativo: a dissertação é um gênero que apresenta em sua estrutura argumentos organizados basicamente em introdução, explanação e conclusão. O texto deve apresentar claramente a defesa de um ponto de vista, amparado por argumentos consistentes. Evite expressões como "eu acho", "eu penso que", "na minha opinião" etc. Na proposta de intervenção (sugestões) apresentada na conclusão da dissertação, evite dirigir-se ao leitor; tenha sempre em mente um "auditório" universal para o seu texto.

Organização de ideias: antes de iniciar a redação, monte um esboço de seu texto, dividindo-o em tópicos, tendo clara sua resposta ou a ideia (tese) que defenderá, no caso de um texto dissertativo. Essa é uma forma fácil de organizar seu texto e ganhar tempo para escrever a versão final de sua redação.

O linguista e professor da Unesp Sebastião Carlos Leite Gonçalves afirma que um dos principais parâmetros de avaliação de um texto dissertativo é a coerência dos argumentos, de acordo com a temática proposta. "Argumentar não é simplesmente afirmar, mas demonstrar a validade das afirmações feitas". Além dessa, outra dica importante é a necessidade de o candidato revisar o próprio texto, antes de compor sua versão final, procurando distanciar-se dele, para avaliá-lo como um "leitor" crítico. Só assim poderá perceber se as ideias expostas estão claras e se a conclusão que apresenta pode ser decorrência natural dos argumentos desenvolvidos. "Além disso, é sempre recomendável o emprego de letra legível e cuidado redobrado com as normas da escrita padrão", conclui Gonçalves.

Mais notícias

  • Na hora da prova...

    A hora da prova é o momento decisivo para quem se prepara para concurso público. É quando ...

    continue lendo...
  • Motivação para enfrentar as provas!

    Quem está se preparando para fazer concurso público sabe o quanto a motivação na hora de e...

    continue lendo...
  • Prova de redação

    Para prestar concurso é sempre bom ir preparado. Alguns concursos pedem, além das questões...

    continue lendo...
  • Dicas para estudar

    Estudar para concursos públicos requer disciplina, critério e método. Confira abaixo algum...

    continue lendo...